Desastres naturais I
A equipe de pesquisadores da área geodinâmica/geologia, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – iniciou, neste mês, em Pernambuco, a instalação de equipamentos conhecidos como PCDs Geotécnicas (Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas).
Inovação
A inovação é a composição de pluviômetros e sensores de umidade do solo no mesmo equipamento, com o objetivo de monitorar o risco de deslizamentos em encostas urbanas e aprimorar os alertas de prevenção dos impactos de risco de deslizamentos. Os equipamentos fazem parte do Projeto RedeGeo da rede observacional do Cemaden.
Rede Geo
As instalações programadas, neste mês de maio, estão na região metropolitana de Recife que abrange, além da capital de Pernambuco, os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Nas próximas etapas, estão programadas instalação dos equipamentos da RedeGeo em Blumenau (no Estado de Santa Catarina) e nos municípios da Baixada Santista do Estado de São Paulo (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão).
Geotecnias
Está previsto até mês de agosto, deste ano, a instalação de um total de 45 PCDs Geotécnicas da RedeGeo. Nessa primeira etapa, serão instaladas 15 PCDs em cada um desses estados. Para a instalação das PCDs Geotécnicas nos municípios, é necessário realizar um cronograma de atividades preparatórias e o envolvimento de pesquisadores, acordos e contratos institucionais do Cemaden, Defesas Civis, empresa técnica de instalação e apoio de universidades locais.
FINEP
O RedeGeo é uma iniciativa do Cemaden e da FUNCATE – Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais, patrocinado pela FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos (Carta Convite MCTI/FINEP/FNDCT 01/2016) com parcerias das Defesas Civis Municipais, universidades e institutos de pesquisa regionais.
Com informações da Redação e Ascom-Cemaden