Mapas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta segunda-feira (13) o primeiro volume da coleção Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil, com o resultado de mapeamentos temáticos produzidos desde a década de 1970, com o Projeto Radam/RadamBrasil, passando pelos anos 1990, com o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), e atualizados até 2017, com imagens orbitais e levantamentos de campo.
Mapas II
A publicação pode ser acessada na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) (https://www.ibge.gov.br/apps/macrocaracterizacao ) do Instituto ou baixada em formato PDF. Também está sendo lançado o primeiro de quatro folders em formato 80×60 centímetros, que sintetizam cada um dos quatro temas da macrocaracterização. Os mapeamentos, o registro fotográfico e atividades de campo envolvidos nesse trabalho se originam no Projeto Radam/RadamBrasil, desenvolvido nas décadas de 1970 e 1980.
Mapas III
A publicação, com 167 páginas, está estruturada em quatro capítulos, com os grandes conjuntos de elementos naturais. Para a Geologia são apresentadas as províncias estruturais; para a Geomorfologia, os compartimentos de relevo; para a Pedologia, os tipos de solos em sua primeira ordem; e para a Vegetação, as Regiões fitoecológicas.
*Esta coluna é produzida por Luciana Carneiro Leão e equipe da GeoSensori. Envie suas sugestões para info@geosensori.com.br