As samambaias
Descobertas recentes de pesquisadores para mapear propriedades dos solos na Amazônia descobriram que as samambaias, tão utilizadas por nós na decoração, terão agora nova utilidade: a partir delas será possível identificar o tipo de solo específico da região.
Diversidade
A espécie Lindsaea lancea, comumente encontrada ao redor de Manaus, por exemplo, prefere solos arenosos e pobres em nutrientes. Já a espécie Cyclopeltis semicordata , encontrada, por exemplo no sul do Pará, prefere solos ricos em nutrientes. Estima-se que na Amazônia existam cerca de 550 espécies de samambaias e no mundo são conhecidas cerca de 13.500 espécies.
Mapeamento
O mapeamento foi baseado em 2,6 mil pontos de amostragem de solo e mais de 30 mil registros de samambaias de bancos de dados digitais. O método consiste em cinco etapas. O primeiro é compilar os dados disponíveis, seguido por determinar as relações espécie-solo. Na sequência, é preciso relacionar os registros das plantas com suas preferências de solos e depois interpolar os valores dos solos estimados usando os registros das plantas. Por fim, tem de validar os mapas com dados independentes.
*Esta coluna é produzida por Luciana Carneiro Leão e equipe. Envie suas sugestões para info@geosensori.com.br